9 dicas para aumentar os downloads do seu app

Uma coisa é criar um app com dezenas de recursos fantásticos. Outra coisa é conseguir fazer com que as pessoas façam o download e mantenham seu app instalado. É preciso ter estratégias claras e eficientes para conseguir bons números nessa missão.

Não se preocupe, separamos nove dicas para te ajudar a aumentar o número de downloads do seu app e conquistar cada vez mais usuários.

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1. Distribuição gratuita

Já ouviu a frase “de graça até ônibus errado”? Pois bem, as pessoas adoram coisas gratuitas e isso também vale para aplicativos. Comece a pensar em oferecer brindes para quem baixar seu app, pode ser uma caneta, um cafezinho, ou até mesmo um abraço! Crie um banner ou um cartaz e avise seus clientes.

2. Screenshots, descrições e Ícones

Se a primeira impressão é a que fica, então capriche na hora de divulgar seu app. Screenshots e ícones de alta resolução são essenciais para atrair a atenção do usuário para o seu app. Use um texto apelativo que crie nos potenciais usuários o desejo de ter aquele aplicativo e aproveitar as vantagens que ele traz.

3. Redes Sociais

Compartilhe notícias, detalhes e informações sobre o seu aplicativo móvel através de várias plataformas de mídia social: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, etc. Envie mensagens e imagens mostrando os recursos e benefícios do seu app. Também não se esqueça de postar links para o download do aplicativo nas lojas de aplicativos e tornar o processo mais fácil para os novos usuários.

Dica extra: No Facebook, as Fanpages estão prontas para oferecer um botão para usar seu app. Clique aqui para saber mais sobre isso.

4. Use seu site

O usuário já frequenta seu site, então use-o também para divulgar seu aplicativo! Abuse do uso de imagens fortes e atraentes para que seu visitante tenha vontade de baixar e usar seu app. Use frases fortes como “receba promoções exclusivas no app” ou “seja o primeiro a saber das nossas novidades”. E não esqueça de incluir os links para download do app!

5. Otimize para as Lojas

Otimização para as lojas é o método de empregar boas palavras-chave para que as pessoas encontrem seu app mais facilmente. Use essas palavras-chave no título ou nome do aplicativo, na descrição e entre as palavras-chave do app. Se você já tem usuários que baixaram o seu app, pergunte pra eles como descobriram o seu aplicativo, e se a descoberta foi nas Stores, que palavras-chave foram usadas para encontrar o app. Certifique-se de incluir todas as palavras-chave e frases associadas a este feedback relevante e melhore o processo de descoberta do seu aplicativo.

6. Use sua Localização na Descrição e Palavras-chave

Se o seu aplicativo é de um negócio local, como uma sapataria ou confeitaria, por exemplo, use o nome da sua cidade, bairro ou região na hora de criar suas palavras-chave e descrição. Isso pode aumentar o volume de buscas e a quantidade de usuários propensos a baixar seu app. Não tenha medo de usar “confeitaria SP”, “sapataria Zona Leste”, “limpeza Grande SP” ou outros termos que mostram onde a empresa atua.

7. Troca justa

Se a sua empresa não tem itens para oferecer gratuitamente (como no item # 1), então talvez você possa negociar uma troca justa. Um salão de beleza pode oferecer uma massagem rápida em troca de um download, ou um serviço de limpeza que oferece 10% de desconto no seu próximo serviço depois que você baixar o aplicativo. Use o que você tem e oque você pode para oferecer algo de valor em troca de um download do aplicativo.

8. Use o seu cartão de visitas

Outra estratégia muito simples é criar cartões de visita que incluam instruções sobre como fazer o download do app. Também pode ser um folder, panfleto ou flyer para distribuir para quem passa em frente à sua loja. Não se esqueça de sempre usar suas palavras-chave e os links para download do app, tudo para facilitar a vida do seu usuário.

9. Crie descontos especiais somente para usuários do app

Uma estratégia-chave para promover o seu aplicativo para usuários em potencial é mostrar o que eles têm a ganhar quando usam seu app. Cupons promocionais, ofertas ou cartões de fidelidade que só podem ser recebidos e utilizados através de seu aplicativo móvel é algo muito chamativo. Publique no seu site e nas redes sociais que determinada promoção só é válida para os usuários do aplicativo e veja o número de downloads aumentar.


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